segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Origem : Haka Maori

HAKA
Origem : Wikipédia

O Haka são todas as danças típicas do povo Maori em que os homens se colocam à frente das mulheres. Estas fazem o apoio das vozes nas costas dos homens. É uma dança que demonstra a paixão, o vigor masculino e a identificação com a raça. É usada tanto para dar boas vindas a visitantes quanto de tribos inimigas.

Segundo o povo Maori, Tama-nui-to-ra, o deus do sol, tinha duas mulheres, sendo uma delas Hine-raumati, a virgem do verão (perdendo este estatuto!), da qual nasceu Tane-rore, creditado pela origem da dança. Tane-rore representa o vento nos dias quentes de verão, na dança coreografado com o tremor de mãos.

Actualmente o Haka é conhecido mundialmente pela performance de intimidação no início dos jogos de Rugby da seleção da Nova Zelândia (All Blacks), que costuma antes de seus jogos executar uma haka específica chamada Ka Mate.

Antés da dança, o chefe que conduz a dança grita aos companheiros um refrão de incitamento, coisa que no caso dos All Blacks é feita pelo jogador de sangue maori mais velho, nāo sendo este necessariamente capitāo da equipe. As palavras são utilizadas nāo só para incitar quem está realizando a dança, mas também para recordar-se o comportamento correto durante a mesma. Muitas vezes o tom utilizado para gritar o refrāo é o mesmo utilizado no curso de toda a exibiçāo, ou seja, quanto mais agressivo, feroz e brutal, mais vai incentivar o grupo - e intimidar o adversário.

Performance

A "Ka Mate" começa com uma série de cinco instruções preparatórias, gritadas pelo líder:
                                                           
           "Ka Mate"

Líder: Ringa pakia!
          Uma tiraha!
          Turi whatia!
        
          Hope whai ake!

Líder: Ka mate, ka mate
Time: Ka ora
Líder: Ka mate, ka mate
Time: Ka ora
Todos: Tēnei te tangata pūhuruhuru
            Nāna i tiki mai whakawhiti te rā
            Upane...Upane
           Upane Kaupane"
           Whiti te rā,!


Nenhum comentário:

Postar um comentário